Thiago Delegado é violonista, compositor e arranjador. Reconhecidamente um dos mais ativos e criativos músicos da cena contemporânea de Minas Gerais, se destaca também por sua dedicação, carisma e senso estético apurado. Segue a sofisticada tradição da música brasileira, mas sempre com os ouvidos atentos a tudo que acontece pelo mundo, o que confere ao seu trabalho um som sem fronteiras.

Músico de grande talento, é também um artista inquieto em sua trajetória. Sempre em busca de novas sonoridades e desafios, estreou em carreira solo gravando o premiado CD “Serra do Curral”, no qual mostrou um trabalho já maduro, tanto como compositor quanto instrumentista. O álbum traz belas melodias, arranjos de sopros e elogiados arranjos de base e foi o vencedor do Prêmio Marco Antônio Araújo, considerado melhor disco Instrumental independente produzido em 2010 em Minas Gerais.

Em 2009 foi contemplado pelo Edital de Circulação Nacional do Programa Música Minas na categoria “Revelação”. Venceu em 2011, o prêmio BDMG Instrumental, prêmio mais importante do gênero em Minas Gerais. No mesmo ano, saiu em turnê nacional patrocinada pela Vivo, integrando o Festival Conexão Vivo.

Como produtor musical, o músico tem no currículo, além de seu primeiro disco, os recentes trabalhos do cantor e compositor Vander Lee, “Sambarroco”, e da cantora Aline Calixto, “Flor Morena”. Sendo ainda, violonista e diretor musical de ambos.

Dividiu, em 2012, o palco com o maestro Wagner Tiso em duas oportunidades: no Grande Teatro do Palácio das Artes pelo programa Conexão Vivo (em seu segundo ano consecutivo como músico selecionado) e no Sesc Palladium, gravando um especial em duo para a RedeMinas.

Também em 2012, o jovem músico recebeu, como parte da programação do Festival Natura Musical, como convidados dois dos grandes instrumentistas da atualidade: o bandolinista Hamilton de Holanda e o violonista, Yamandu Costa.

O segundo cd do violonista foi registrado num show ao vivo no Museu de Arte da Pampulha (BH) em dezembro de 2011. Apostando numa formação inusitada, piano, baixo e violão, o álbum, em vias de ser lançado, “Thiago Delegado Trio – Ao vivo no Museu de Arte da Pampulha”, conta com a participação especial de Toninho Horta. A turnê de divulgação deste trabalho será patrocinada pelo programa Natura Musical .

O violonista tem se apresentado baseando-se nesta última produção em que exalta a música instrumental brasileira, embasada na tradição do choro, samba, bossa nova e jazz. E claro, com espaço garantido para improvisações e experimentações.