Nascido em Guanhães o violonista, compositor e arranjador, Juarez Moreira é autodidata e aprendeu a tocar violão aos 12 anos. Em Belo Horizonte conheceu Toninho Horta, Yuri Popoff e André Dequech – músicos com os quais desenvolveu vários trabalhos.

Fez parte do grupo Vera Cruz, formado por Yuri, Mauro Rodrigues, José Namem e Neném. Teve sua estréia profissional no grupo do maestro Wagner Tiso em 1978. Logo depois, tocou ao lado de nomes como Maria Bethânia, Paulo Moura, Milton Nascimento, Nivaldo Ornelas, Lô Borges e Beto Guedes, entre outros.

Em 1985, Toninho Horta gravou sua música Diamantina. No ano seguinte, morou nos Estados Unidos, onde trabalhou com os músicos Steve Sacks e Cláudio Roditi.

Em 1989 lançou seu primeiro disco Bom dia, com a participação de André Dequech, Paulo Moura, Toninho Horta, Zeca Assumpção e Esdra Ferreira (Neném). Em 1991 foi escolhido, em concurso nacional, para tocar no Free Jazz Festival.

Lançou mais três CDs: Nuvens douradas (Juarez Moreira interpreta Tom Jobim), Samblues e Aquarelas (Nivaldo Ornelas e Juarez Moreira interpretando a música de Ari Barroso).

Em 1997, saiu o CD Juarez Moreira e Basi Assad, pelo projeto Brasil Musical (Centro Cultural Banco do Brasil). Neste mesmo ano, seu disco “Bom dia” foi lançado em CD, e, em 1998, chegou aos Estados Unidos, Canadá, Japão e Europa, através da gravadora americana Malandro Records.

Em 2000, lançou o CD Quadros Modernos, ao lado de Toninho Horta e Chiquito Braga. Em 2002, atuou como arranjador de vários CD´s dentre eles “A Lua Luará” da cantora Cláudia, Heikki Sarmanto e Fernando Brant. Em outubro e novembro do mesmo ano excursionou pelo circuito “Conexão Telemig Celular”. Ainda em novembro viajou aos Estados Unidos (Connecticut) para concertos de violão e workshops. Lançou em 2003 o seu CD “Juarez Moreira Solo” onde interpreta grandes compositores da música brasileira e clássicos da música internacional.

Em março de 2004, excursionou por Portugal (Lisboa), Itália (Milão) e Finlândia (Vantaa, Tampere e Jyvaskyla) junto com Heikki Sarmanto e Cláudia lançando o CD “A Lua Luará”. Neste ano, Juarez Moreira realizou uma turnê, pelo programa Natura Musical, patrocinado pela Natura. O músico se apresentou e realizou workshops nas cidades de Uberlândia, Pouso Alegres, Montes Claros e Viçosa, além das capitais Rio, São Paulo e Belo Horizonte.

Fora do país, Juarez Moreira se apresentou na França, em julho, durante a programação do ano do Brasil e em setembro participou do festival idealizado pelo músico Juan Falú, “Guitarras Del Mundo”, em cinco cidades argentinas, dentre elas, Buenos Aires. O artista participou no final do ano passado edição do Mercado Cultural, na Bahia. Em 2006, apresentou, com a banda, no projeto “MBR na Praça”, na Praça da Liberdade em Belo Horizonte. Em setembro, Juarez realizou o show “Quadros Modernos”, ao lado dos também feras, Toninho Horta e Chiquito Braga, dentro da programação do projeto “Tempo de Música”, na Praça JK, também em BH.

Em 2007 lançou o CD Juá, de músicas autorais e está fazendo turnê por sete cidades de Minas Gerais.