Nascido em Belo Horizonte, Fernando Araújo é Bacharel pela Escola de Música da UFMG e Mestre em Música pela Manhattan School of Music de Nova York, tendo tido como principais professores José Lucena Vaz, Carlos Barbosa-Lima e Manuel Barrueco.

Fernando Araújo obteve, entre outros, o Prêmio Turíbio Santos no II Concurso Internacional Villa-Lobos e o 1ºLugar e Prêmio de Melhor Intérprete de Villa-Lobos no II Concurso Nacional Villa-Lobos. Foi vencedor, com asoprano Mônica Pedrosa, do XX Artists International Auditions em Nova York, tendo o duo se apresentado no prestigioso Carnegie Recital Hall.

O violonista realizou recitais em Nova York, Filadélfia, Tucson e São Francisco nos EUA e nas principais cidades do Brasil. Atuou como solista com várias orquestras, dentre elas a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas.

Lançado pelo selo Karmim, o CD “Universal”, no qual Fernando Araújo interpreta obras de Villa-Lobos, Piazzolla e Garoto, vem recebendo excelentes críticas em vários órgãos de imprensa, dentre eles as revistas Concerto e Música Brasileira, e os Jornais Estado de Minas e O Globo.

Fernando Araújo é Professor Assistente e Coordenador da Área de Violão da Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais. Buscando fomentar e divulgar o violão em sua riqueza de possibilidades, vem se dedicando também à criação e coordenação de eventos, tendo dirigido as duas edições do Concurso de Violão José Lucena Vaz, realizados em Belo Horizonte. Atualmente coordena, juntamente com os violonistas Juarez Moreira e Aliéksey Vianna, o Festival Internacional de Violão de Belo Horizonte, evento que, ainda na sua quarta edição já é reconhecido como o maior e mais importante do gênero no Brasil.