Aliéksey Vianna iniciou seus estudos de violão erudito em Belo Horizonte com o professor Rogério Bianchi. Concluiu o curso de Formação Musical da Escola de Música da UFMG, onde estudou com os professores Fernando Araújo, Maria Raquel Marcondes e José Lucena Vaz.

Graduou-se pelo San Francisco Conservatory of Music (EUA), onde foi aluno de David Tanenbaum. Atualmente cursa o Mestrado em performance na classe do professor Pablo Márquez, da Hochschule fur Musik Basel (Suíça).

Premiado em mais de 20 concursos internacionais de violão, hoje é conhecido como um dos melhores violonistas de sua geração. Já se apresentou por mais de 25 países em várias das principais salas de concerto, entre elas as prestigiosas Carnegie Hall, de Nova York, o Yerba Buena Center for the Arts, de San Francisco, e a sala Nezahualcoyotl, da cidade do México.

Em 2005 Aliéksey lançou seu primeiro CD. O álbum é inteiramente dedicado às composições para violão solo de Sérgio Assad, e foi produzido pelo compositor para a gravadora americana GSP Records. Em Março de 2006 o disco foi lançado no Brasil em um show no Grande Teatro do Palácio das Artes em Belo Horizonte.

Aliando uma sólida formação erudita a um profundo envolvimento com a arte da improvisação, Aliéksey trafega com desenvoltura tanto na música popular quanto na erudita. A propósito, ele é hoje, dos músicos brasileiros que mais se empenha no sentido de abolir tais fronteiras. E com este intuito, tem desenvolvido projetos ao lado uma enorme variedade de músicos de diversos estilos.

Na área da música erudita, Aliéksey mantém intensa atividade com seu trabalho de violão solo. Também tem se apresentado frequentemente ao lado de importantes nomes do cenário internacional, tais como: o lendário compositor Pierre Boulez, o violonista Dusan Bogdanovic, o Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo, Orquestra Sinfônica de Campinas, Orquestra Filarmonia das Beiras (Portugal), Aukso Tychy Chamber Orquestra (Polônia), Orquestra Filarmônica de Turku (Finlândia) e o Quarteto Brasileiro de Violões.

No âmbito do Jazz e da música popular, Aliéksey já se apresentou ao lado de músicos renomados como Carlos Malta, Antônio Carlos Carrasqueira, Harvey Wainaple, Marco Pereira e Peter Erskine (do grupo Weather Report). Atualmente, desenvolve trabalhos ao lado de Paul McCandless (oboísta do grupo Oregon) e o violoncelista Dimos Goudaroulis e ainda com o pianista Michael Eckroth.

Juntamente com os violonistas mineiros Fernando Araújo e Juarez Moreira, Aliéksey é um dos diretores fundadores do Festival Internacional de Violão, que em 2008 completou sua quarta edição em Belo Horizonte.